A WorldWideWeb foi um projeto que buscou conectar usuários para que eles pudessem trocar conteúdo de hipertexto. Felizmente o projeto tomou proporções gigantescas em relação ao seu objetivo inicial.
Sem dúvidas hoje a web é uma das principais plataformas de desenvolvimento.
No servidor temos inúmeras linguagens para trabalhar, como Java, Ruby, Python, etc. Porém, apenas três linguagens interagem com os navegadores: HTML, CSS e JavaScript.
Resumindo: precisamos aprender bem essas três linguagens para criar aplicações escaláveis, performáticas e que atendam um maior número de usuários.
Por onde começo? Não é só usar frameworks, bibliotecas ou templates?
Não.
Na web há diversas páginas com o lado do cliente possuindo um grande número de problemas, com otimizações a serem feitas e pouco performáticas.
80-90% do tempo de carregamento de uma página é gasto no front-end. (Steve Souders, 2007).
Todo mundo sabe disso. Mas como vamos resolver? São muitos caminhos a serem seguidos.
Talvez a saída seja irmos na raíz do problema e ensinar padrões ao invés de irmos diretamente para frameworks ou bibliotecas.
Hoje temos um problema com excesso de informação. O grande número de informações dificulta o início do aprendizado, muitas vezes deixando desenvolvedores sem saber por onde começar. É isso que vamos mostrar aqui, um caminho correto para um bom desenvolvimento front-end.